Olá pessoal!!
Hoje vim falar sobre mais uma lenda brasileira que inclue as Sereias. Já falamos aqui sobre a Iara, e ao longo desses dias, trarei mais 3 lendas ocorrem em lugares específicos, e são bem legais.
A primeira, que irei falar hoje, é a lenda da Mãe-d'água que muita gente confunde com a lenda da Iara, mas são bem diferentes.
A lenda da Mãe-d'água só ocorre no Rio São Francisco. E trata-se de uma linda sereia que é mãe de todos as criaturas que vivem nesse rio e somente pode ser vista à meia-noite, quando as águas do São Francisco dormem.
Conta a lenda que o rio dorme por dois ou três minutos todos os dias, depois da meia-noite. Tudo adormece e descansa, as cachoeiras deixam de cair, os peixes se acomodam no leito, as cobras ficam sem veneno e as almas de todas as pessoas que morreram afogadas, conseguem, enfim, subirem para o céu e virare estrelas.
E é nessa hora, quando o rio dorme, que a sereia sobe a superfície, a procura de uma canoa onde ela possa se sentar para pentear seus longos cabelos e admirar sua imensa beleza no reflexo das águas.
E é também nesse momento que mora o perigo, pois se um pescador desavizado avista a sereia, é enfetiçado instantaneamente. Mas essa sereia não é aquela das lendas comuns que leva os pescadores para o fundo das águas. Não, nessa o pescador que vê a belíssima mãe-d'água, ganha um outro castigo. Ele é amaldiçoado com a loucura, ganha um olhar vazio e esquece a fala e a memória. Por fim, acaba desaparecendo algum tempo depois.
Outra recomendação importante, é quanto a não pertubar o sono do rio durante esses minutos. Um barqueiro que sentir sede perto da meia-noite, deve pôr um pedaço de madeira na água e observar se ele fica imóvel, parado, evitando então tocar as águas e interromper seu descanso. É necessário esperar que a água se movimente, para só aí matar a sede, pois o sono do rio não pode ser pertubado. E quem por infortuno despertar o rio, será castigado pelos habitantes das profundezas: peixes monstruosos, serpentes e os fantasmas dos afogados que não puderam alcançar as estrelas.
E aí, o que acharam? Vcs conhecem alguma lenda do estado ou da cidade de vcs?
A próxima lenda que falarei no próximo post sobre as lendas brasileiras será sobre a Alamoa, de Fernando de Noronha. Fiquem ligados! :)