terça-feira, 28 de agosto de 2012

Lendas de Sereias no Brasil - Mãe-d'água

Olá pessoal!!
Hoje vim falar sobre mais uma lenda brasileira que inclue as Sereias. Já falamos aqui sobre a Iara, e ao longo desses dias, trarei mais 3 lendas ocorrem em lugares específicos, e são bem legais.
A primeira, que irei falar hoje, é a lenda da Mãe-d'água que muita gente confunde com a lenda da Iara, mas são bem diferentes.
A lenda da Mãe-d'água só ocorre no Rio São Francisco. E trata-se de uma linda sereia que é mãe de todos as criaturas que vivem nesse rio e somente pode ser vista à meia-noite, quando as águas do São Francisco dormem. 
Conta a lenda que o rio dorme por dois ou três minutos todos os dias, depois da meia-noite. Tudo adormece e descansa, as cachoeiras deixam de cair, os peixes se acomodam no leito, as cobras ficam sem veneno e as almas de todas as pessoas que morreram afogadas, conseguem, enfim, subirem para o céu e virare estrelas. 

E é nessa hora, quando o rio dorme, que a sereia sobe a superfície, a procura de uma canoa onde ela possa se sentar para pentear seus longos cabelos e admirar sua imensa beleza no reflexo das águas.
E é também nesse momento que mora o perigo, pois se um pescador desavizado avista a sereia, é enfetiçado instantaneamente. Mas essa sereia não é aquela das lendas comuns que leva os pescadores para o fundo das águas. Não, nessa o pescador que vê a belíssima mãe-d'água, ganha um outro castigo. Ele é amaldiçoado com a loucura, ganha um olhar vazio e esquece a fala e a memória. Por fim, acaba desaparecendo algum tempo depois.
Outra recomendação importante, é quanto a não pertubar o sono do rio durante esses minutos. Um barqueiro que sentir sede perto da meia-noite, deve pôr um pedaço de madeira na água e observar se ele fica imóvel, parado, evitando então tocar as águas e interromper seu descanso. É necessário esperar que a água se movimente, para só aí matar a sede, pois o sono do rio não pode ser pertubado. E quem por infortuno despertar o rio, será castigado pelos habitantes das profundezas: peixes monstruosos, serpentes e os fantasmas dos afogados que não puderam alcançar as estrelas.
E aí, o que acharam? Vcs conhecem alguma lenda do estado ou da cidade de vcs?
A próxima lenda que falarei no próximo post sobre as lendas brasileiras será sobre a Alamoa, de Fernando de Noronha. Fiquem ligados! :)


30 comentários:

  1. opa quero ler mais lendas.
    ^^
    ah ja publiquei a entrevista.
    mas como vou sair agora *disse no e-mail* só irei ler os comentários de noite.

    beijos mirella :)

    ResponderExcluir
  2. Quando eu era criança e ia passar férias no interior sempre falavam para termos cuidado com a mãe d'água, mas diziam que ela aparecia em dois horários que era 12h e 18h. Quando íamos pro igarapé de manhã, ficávamos até perto da hora do almoço, por isso tínhamos que ter cuidado. Uma vez me contaram que um homem de uma fazenda foi tomar banho no igarapé nesse horário e ele viu uma mulher lá, mas não lembrava como ela era porque ele desmaiou de febre na hora. Ele ficou doente por um tempo, mas depois melhorou. já adolescente me contaram que diziam esses horários pra gente que era pra não ficarmos até tarde no igarapé. XD hehehehe Ah! A propósito, sou do Pará. ^^
    Bjs, Mirella!
    Bruna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maneio bom eu gostei muito da historia

      Excluir
    2. amei sua história .☺muito Obrigado por compartilhar essa lenda.✌

      Excluir
  3. é verdade eu tambem sou do pará e ouço muito falar dessa historia que vc conto, anônimo.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito da historia ouvia falar da lenda d mãe das aguas mais nunca soube a verdadeira historia adorei não achei asustadora gosto muito de sereia cm crianças de 8 anos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de 8 anos minha idade sou menina

      Excluir
    2. bom eu tenho 12 anos e come sei a gostar de sereias agora pk fico assistindo netflix tem uma série muito legal lá h20: just add water !

      Excluir
  5. eu simplesmente amo eternamente as sereias sou apaixonada desde de que nasci,sério quando eu tinha cinco anos eu falava que eu queria ser uma sereia e que um dia viraria uma sereia e aki estou eu!!!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/EuAcreditoEmSereias?fref=ts

      Excluir
    2. as sereias são lindas.queria vela algum dia

      Excluir
  6. As sereias sao lindas queria vela :)

    ResponderExcluir
  7. Pra quem curte o tema:
    https://www.facebook.com/EuAcreditoEmSereias?fref=ts

    ResponderExcluir
  8. acredito em sereias desde criança eu sonho todos os dias com elas e até fiz um feitiço para virar uma meu nome é Bianca Barbato De Tulio e esse é o meu e-mail, por favor entre em contato: barbatocris@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hum, interessante Bianca, porém me conte qual foi o feitiço?

      Excluir
  9. adoro o seu syte visito todo dia

    ResponderExcluir
  10. vcs tem que falar sobre a lenda das cataratas do iguasu

    ResponderExcluir
  11. essa historia e muito boooa e pra uma pesquisa da minha escola um trabalho

    ResponderExcluir
  12. Aqui no Rio de Janeiro. Não tem esse tipo de lenda. Essas bestas daqui so querem saber de beber cerveja ir a praia e pro samba/pagode.
    Povo sem cultura.

    ResponderExcluir
  13. Aqui no Rio de Janeiro. Não tem esse tipo de lenda. Essas bestas daqui so querem saber de beber cerveja ir a praia e pro samba/pagode.
    Povo sem cultura.

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante e um tanto sombria! Mais tem seu ar encantador. Gosto muito dessas lendas.

    ResponderExcluir
  15. me intereço muito por sereias e gosto de ler sobre essas lendas. publique uma nova logo estou louca para saber mais

    ResponderExcluir