terça-feira, 24 de julho de 2012

A lenda da Sereia Iara - A Sereia Brasileira


Hoje vou falar de um assunto bem importante para todos os brasileiros, pois faz parte de nossa história, cultura, folclore.

A Sereia Iara!



A sereia Iara é uma lenda do folclore brasileiro, portanto é muito especial. Iara ou Uiara (do tupi 'y-îara “aquela que mora na água”) é uma linda sereia que primeiramente vive no Rio Amazonas, mas depois a lenda se espalhou e ela é vista por todo o nosso território brasileiro.

Pescadores de toda parte do Brasil, de água doce ou salgada, contam histórias de moços que cederam aos encantos da bela Iara e terminaram afogados de paixão, ou melhor, até hoje não se sabe o que acontece com quem cede aos encantos dela, pois nunca mais o corpo é encontrado. Alguns autores acreditam que a sereia não matava suas vítimas, mas os conduzia até seus palácios subaquáticos e utilizando de seus poderes mágicos ela fazia com que os homens sobrevivessem embaixo d'água. Outros ainda dizem que vários índios mantiveram um relacionamento amoroso com a sereia, e teriam voltado para contar a história.

História de pescador? rsrs

Mas na maioria das lendas, ela deixa sua casa no leito das águas no fim da tarde. Surge sedutora à flor das águas: metade mulher, metade peixe, cabelos longos enfeitados de flores vermelhas. Por vezes, ela assume a forma humana e sai em busca de vítimas.
Essa sereia costuma tomar banho nos rios e cantar melodias irresistíveis, desta forma os homens que a veem não conseguem resistir aos seus desejos e pulam na água. Em algumas lendas, ela tem o dom de cegar quem a admira e leva para o fundo do rio qualquer homem com o qual ela desejar se casar.
Os índios acreditam tanto no poder da Iara, até hoje, que evitam passar perto dos lagos ao entardecer.
As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.

Como trata-se de uma lenda indígena, a sereia Iara é mais comumente retratada como morena, de longos cabelos negros e olhos castanhos, tal qual uma índia.



Sua história é bem triste, mas interessante.

Contam os índios da Amazônia, que Iara era uma índia guerreira, a melhor de sua tribo. E por causa disso, atraía a inveja de muitos. E entre os invejosos, estavam seus irmãos, que ainda se enciumavam por seu pai sempre preferir a companhia de Iara e sempre elogiá-la mais do que a eles. Certo dia, os irmãos não mais se aguentaram e tramaram matar Iara. Porém, a bela índia possuía uma audição bastante apurada e, ao ouvir o plano maléfico dos irmãos, tratou de se defender, era uma habilidosa guerreira, e acabou, por infortuno, matando os irmãos. Desesperada com o que havia cometido e com o desfecho da história, ela resolve fugir e se esconder na mata. Porém seu pai engendra uma perseguição implacável e consegue capturá-la. Como punição, a jogam no rio Solimões. Porém, os peixes se sensibilizam pela beleza de Iara e a salvam, levando-a para a superfície. E, como era noite de lua cheia, ela se transforma numa linda sereia.

A bela atriz Suyane Moreira, representou uma sereia Iara belíssimamente na novela "Caminhos do Coração" da Record (aquela novale que tinha mutantes, sabe? rsrs). Ela ficou perfeita no papel, pois tem todos os traços de índia e é muuuito linda! Sou fãzona dela.

Achei dois videos onde mostra bem a cauda dela:



                                         


E a marca de maquiagem FaceFront, fez uma surpresa para os brasileiros ano passado. Eles lançaram uma linha baseada da nossa sereia Iara. Dêem uma olhada no foto de publicidade da linha:


Linda né?

Existem algumas lendas em outros estados que transformaram a sereia Iara numa linda sereia loira e de cabelos compridos. Nessas lendas diz-se que a luz da lua cheia a banhou e transformou não só em sereia, como mudou seus cabelos negros, para os cabelos claros. A lenda ganha força, pois vários pescadores que afirmam ter visto a sereia, contam que já fisgaram em suas redes, cabelos dourados com mais de um metro de comprimento. 

E é com essa lenda da Iara loira que o poeta Olavo Bilac compôs o poema A Iara em que descreve a sereia.
Vive dentro de mim, como num rio,
Uma linda mulher, esquiva e rara,
Num borbulhar de argênteos flocos, Iara
De cabeleira de ouro e corpo frio.
Entre as ninféias a namoro e espio:
E ela, do espelho móbil da onda clara,
Com os verdes olhos úmidos me encara,
E oferece-me o seio alvo e macio.
Precipito-me, no ímpeto de esposo,
Na desesperação da glória suma,
Para a estreitar, louco de orgulho e gozo...
Mas nos meus braços a ilusão se esfuma:
E a mãe-d'água, exalando um ai piedoso,
Desfaz-se em mortas pérolas de espuma.


23 comentários:

  1. eu adorei o seu blog, sou encantada por sereias desde que me intendo por gente. eu realmente acredito na existência delas. afinal de onde viriam tantos mitos? no final todo mito tem seu fundo de verdade. um dia esse mistério ainda há de ser solucionado...beijoos
    P.G

    ResponderExcluir
  2. Olá eu gosto muito do folclore brasileiro é rico de estorias lindas, que cauda mais linda da moça no vídeo não assisti mutantes mas a sereia estava linda

    bjos

    ResponderExcluir
  3. EU VI VOCE MOÇA NA TELE VISAO .VC E VERDEDEIRA SEREIA

    ResponderExcluir
  4. Intereçante mais não era o qu eu estava procurando!!!

    ResponderExcluir
  5. uau eu acredito em sereias

    ResponderExcluir
  6. voçeis acham que sereia existe sereia lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que você acha que são egregoras? até vários das outras lendas, santos, mitos e mitologias foram e são?

      Excluir
  7. muitoo boom esse SITE cheio de informaçoes td q eu precisava :D

    ResponderExcluir
  8. adorei esse site tudo que eu precisava para fazer o trabalho da escola...

    ResponderExcluir
  9. mentira e so um mito

    ResponderExcluir
  10. eu amei ese saite eu achei ttudo que eu quis

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Adorei.desde pequena q sou encantada pela historia das sereias.E por coincidencia na minha religião,existe uma entidade q é uma sereia,e eu tenho esa entidade.Mãe das aguas.bjusss

    ResponderExcluir