terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tritões!

Olá pessoal!

Como prometido, hoje em homenagem ao meu amigo e tritão PH, irei falar só sobre os tritões, que são o gênero masculino das sereias. 



Bem, os tritões assim como as sereias, foram descritos pela primeira vez na mitologia grega, apesar de muito antes disso, já terem sido representados em pinturas rupestres pelos sumérios.

Sobre a mitologia grega há uma confusão aqui no Brasil. Muita gente pensa que as sereias começaram a ser descritas apenas na forma grega da mulher com corpo de pássaro (sirenas). Essa confusão existe aqui no Brasil porque nós traduzimos nossas sereias com corpo de peixe para "sereia" mesmo, que era a forma grega de chamar as mulheres-pássaros, ou sirenas. Nos EUA e em outras línguas eles diferiam as Sirenas (com corpo de pássaro), das "mermaids" (no caso do inglês) com corpo de peixe. "Mere" vem do inglês medieval, que quer dizer "mar". Por isso que os tritões lá são chamados de "merman" = homem do mar.
Por isso toda essa confusão aqui e nos países de lingua latina.

E muita gente acha que a forma da sereia com corpo de peixe veio da idade média. Mas não é verdade, como eu falei, é bem antes disso, foram descritas pela primeira vez na mitologia grega, há muitos anos antes de Cristo, e já haviam sido desenhadas pelos sumérios em pinturas rupestres que datam de pelo menos 20 mil anos atrás.Ou seja, as sereias sempre estiveram presentes na humanidade.

E essa é também a minha birra quando falam que as sereias são más. Não, não são más e não começaram a ser descritas assim. Já na mitologia grega quem eram as assassinas eram as Sirenas (com corpo de pássaro e canto lindo e mortal). As mulheres que tinham corpo de peixe eram as nereidas, as ninfas do mar, que hoje nós chamamos de "sereias". Na maioria das vezes as nereidas são retratadas como mulheres mesmo, com pernas, que vivem nuas nos mares e rios, mas em algumas ocasiões elas já tinham a cauda de peixe, ou pelo menor os pés em forma de cauda de peixe. Vcs já devem ter visto algumas representações de sereias em que a cauda começa apenas do joelho pra baixo, né? Então, algumas nereidas eram assim.



As nereidas são muito confundidas com as sirenas de corpo de ave pois também eram mulheres muito lindas, com longos cabelos entrelaçados de pérolas e possuíam um canto belíssimo, mas não mortal, porém que ganhava o coração dos homens, até porque eram realmente muito belas. A diferença mais comum do canto das sereias para as sirenas é que as sereias (ou nereidas) utilizavam apenas a própria voz para cantar e acalmar ou enfurecer as ondas, já as sirenas utilizam de liras e harpas e cantavam apenas para matar os humanos... hehehehe.
As sereias (ou nereidas) são filhas da oceânica Dóris com o deus Nereu, o ancião dos mares. Pouca gente conhece esse deus, ele é anterior ao Poseidon.

Na Mitologia grega as nereidas são 51 (uma boa ideia)! Mas tem alguns mitógrafos que citam mais de 90 nereidas! hehehe, e são freqüentemente imaginadas no fundo do mar, sentadas em tronos de ouro, ou mostrando suas lindas cabeleiras à tona, enquanto nadam entre os tritões e cavalgam golfinhos e cavalos-marinhos gigantes, no cortejo de Poseidon. Trazem à mão ora um tridente, ora uma coroa, ora um galho de coral.

As Nereidas eram veneradas como ninfas do mar, gentis e generosas, sempre prontas a ajudar os marinheiros em perigo e os animais marinhos. Portanto, eram BOAS!!!

O único relato onde elas prejudicam os mortais consta do mito de Andrômeda. Segundo o mito, depois que Cassiopédia disse que sua filha Andrômeda era mais linda que as nereidas, elas ficaram p. da vida (e com razão, oras bolas! hahahahaha. Ninguém é mais linda que as sereias! :P) e foram reclamar com Poseidon. O deus dos mares, para vingá-las, inundara todo o local e enviara às praias um monstro marinho que devorava humanos... hehehehe

Mas enfim, as sereias (ou nereidas, como queiram falar) são boas e lindas.

E é por isso que na Europa ou mesmo nos EUA as sereias são muito retratadas também como sendo boas e não sempre más e assassinas.

Bem, mas vamos falar dos tritões é o que nos interessa aqui, não é mesmo?? É que eu me empolguei demais!

Os tritões, como eu disse, também foram descritos pela primeira vez na mitologia grega. Conta o mito que o primeiro tritão foi o filho primogênito de Poseidon com a ninfa dos mares, Anfitrite. Ele nasceu um humano da cintura pra cima e com uma magnífica cauda de peixe da cintura pra baixo. Deram o nome a ele de Tritão e ele se tornou o servidor e o mensageiro de seus augustos pais. Por isso que aqui no Brasil há também esse nome que remete à mitologia grega, e não um nome próprio de um homem peixe dos mares, como no caso das outras línguas que não são latinas.

O tritão possuía uma concha, e quando ele a soprava, dela extraía sons que pareciam o bramido do mar em fúria.



Tritão era um galanteador, sedutor mesmo. E ele não tardou a namorar as muitas nereidas, as filhas do mar, e então a multiplicar-se. Dessas uniões, muitos seres metade peixe e metade humanos surgiram, e com isso surgiram mais tritões e mais sereias. Portanto ele poderia ser chamado até de uma espécie de "pai das sereias", apesar de antes dele, como eu já disse, algumas nereidas possuíam caudas de peixe, ainda que começando do joelho pra baixo.

Aqui alguns tritões pra vcs:








Ah, e os tritões na mitologia grega tinham o poder de apaziguar as ondas, principalmente quando o cortejo de Poseidon passava. E para isso, eles faziam um som belíssimo utilizando harpas e búzios.

Saindo da mitologia grega, os tritões, assim como as sereias, foram retratados e descritos em inúmeras culturas! Até mesmo aqui no Brasil, com o nosso boto amazônico, a lenda dele não deixa de descrever um tritão sedutor que nas noites de lua cheia deixa o rio e a sua condição de boto, para se transformar num belíssimo homem de chapéu (ele nunca o tira, para assim esconder o buraco no topo da cabeça - o respiradouro, quando em sua forma de boto) e seduzir as mocinhas comprometidas... hehe. E com elas eles ainda têm filhos, os filhos do boto, que nascem com uma estranha ligação pela água.
Já teve até filme sobre a lenda do boto, com o Richelli e a Cássia Kiss.





Para não ficar um texto maior do que já está...rs, vou citar somente algumas lendas e histórias sobre os tritões, ok? Na Inglaterra por exemplo, os tritões são também citados, porém ao contrário de bonitos e sedutores, são descritos como mais feios e selvagens que as sereias, mas com pouco interesse por humanos.  E no folclore antigo britânico tanto as sereias como os tritões têm o dom de prever desastres e também o dom de provocá-los... hehehe. Eles podem também ser um sinal de mau tempo. Às vezes, porém, mostram-se mais benéficos e dão meios de cura a humanos.

Por exemplo na Cornualha/Inglaterra, na década de 1840, o folclorista Robert Hunt ouviu que várias famílias da Cornualha diziam ter poderes fantásticos por serem descendentes de uma sereia ou tritão.Legal né?? Será que eu sou descendente de lá? haha.

Na Irlanda, sereias e tritões são chamados de merrows, murdhuacha, moruadh, moruach, muir-gheilt, samhghubha ou suire

Da cintura para baixo, as sereias são peixes. Da cintura para cima, são belas jovens com pele pálida, olhos negros e cabelos compridos, encaracolados e loiros. Os tritões são feios, com pele, dentes e cabelos verdes, nariz vermelho e adunco, e olhos pequenos e estreitos.

São geralmente de natureza pacífica e benévola para com os humanos, com os quais às vezes se casam. Os filhos desses casamentos têm membranas entre os dedos das mãos e dos pés e, às vezes, também uma pele escamosa.

Todos têm membranas entre os dedos e podem se transformar em humanos e animais terrestres com ajuda de uma capa mágica de penas vermelhas. Se a capa for roubada, serão incapazes de retornar a seu mundo subaquático. Nas lendas, esse é um recurso frequentemente usado por mortais para conquistar uma noiva ou um noivo merrow.

Alguém aqui assistiu ao filme "Ondine"? Eles mais ou menos utilizaram essa lenda. Lembram que a menina acha que a mulher é uma sereia e quer achar a bolsa dela para esconder e assim a sereia nunca mais ir embora e se casar com o pai dela? hehehe

Na ilha de Man, entre a Grã-Bretanha e a Irlanda, as sereias são chamadas ben varrey e os tritões, dinny-mara

Na Dinamarca, as havfruen (sereias) são muito belas e podem ser vistas a pentear os longos cabelos loiros e encaracolados na superfície do mar. E os trtiões havman ou havmand (havstrambe na Groenlândia) são descrito como tendo a forma de um belo homem, às vezes com pele azul e tendo cabelo e barba negros ou verdes. Quando não está em seu lar subaquático, pode ser visto nas escarpas e cavernas rochosas da costa. Geralmente é considerado benigno enquanto não for perturbado.



Vou citar alguns relatos de avistamentos de tritões. Não vou citar das sereias, pois eu já coloquei muita coisa sobre isso no meu livro, portanto leiam lá.

Em 3 de novembro de 1523, o médico Ambrosius Paré relatou ter visto um tritão do tamanho de um menino de cinco anos e era "como um homem até o umbigo, exceto pelas orelhas; no resto do corpo se assemelhava a um peixe.  

Em 1739, pescadores perto da cidade de Exeter viram um tritão com pés palmados e uma cauda como a de um salmão. Disseram que seu nariz era feio...rs e que tinha cerca de 1,20 metro de comprimento, apenas. Era baixinho... hehehe

Em Campbelltown, Escócia, em 1811, um agricultor andava à beira-mar quando viu algo branco sobre uma rocha negra a alguma distância da costa. Ele escalou as rochas até poder vê-lo: era um tritão de pele branca com uma cauda cinza-avermelhada. Tinha cabelo comprido e entre 1,20 e 1,50 metro de altura, novamente. Dias depois, uma jovem da vila viu um tritão mergulhar de uma rocha no mar. Tinha cabelo escuro e comprido, pele branca e uma cauda castanho-escura e afilada.

Em Port Gordon, Escócia, pescadores viram um tritão com braços notavelmente compridos, boca grande e cabelo encaracolado curto e verde-acinzentado. Mergulhou para fora da vista e então retornou com uma sereia para ver os pescadores.(Muuuito legal essa história! hehehe).

Pronto pessoal, por hoje é só!

Gostaram do post gigantesco??? Leram tudo mesmo??? hehehehe

Só posso dizer que eu adoro os tritões, e por mim, a tonta da Ariel ao invés de querer se tornar humana, era pra ela buscar um feitiço para o Erik se tornar um tritão. Ele ficaria ainda mais gato, vcs não acham? hehehe


Uma ótima semana à todos e até a próxima! Ah, e muuuuuitos mergulhos!!

46 comentários:

  1. Li tudo KKKKK
    Gostei do texto, muito interessante!
    E viva as sereias e os tritões \o/

    Beijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que sou um tritom esta acontecendo coisas estranhas comigo guando fico na água

      Excluir
    2. Eu sou fassinada por isso eu acredito tem gente que fala que é loucura se vc n estiver brincando oq ta acontecendo

      Excluir
  2. Mirella, o post está grande e é melhor assim, pois adquirir conhecimentos sobre as sereias. São vários nomes para cada tipo de "sereias" e "tritões". Você sabia, que aqui na Amazônia, a maioria da população acredita realmente na existência de sereias(Iara ou moça encantada)?. Principalmente que boto transforma-se em um rapaz belo com um chapéu para disfarçar o furo que possuí na cabeça. A irmã da minha avó disse-me que o meu bisavó viu uma sereia quando era jovem, ele disse-lhe que a sereia era uma mulher branca, de cabelos longos e cacheados e seus olhos verdes eram lindos. Sei uma outra história(longa), mas enfim... adorei o post, e desejo-lhe sucesso.
    Beijos,
    Bruna Bacha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei sim, a história do boto aí é bem forte né?

      Gostei da história da irmã da sua avó. E quero saber agora a outra história que vc conhece... hehehe.

      Beijinhos!!

      Excluir
  3. Acho que Tritões sempre foram mais tímidos que sereias, nós somos bem mais soltas, em alguns aspectos, mas mesmo assim, tanto tritões quanto sereias são DEMAIS! Adorei a matéria! Ficou SHOW! E tritões são MUITO fofos, concordam? Beijos e muitos mergulhos!

    ResponderExcluir
  4. Mirella!
    Que legal este post! Agora tenho mais inspiração pra compor minha fanfic kkkkkk.Adorei a primeira foto que vc pôs do tritão com cabelos longos e orelhas pontudas, e é exatamente assim que eu os imagino,rsrs.

    Concordo com vc,quando disse que a Ariel deveria fazer um feitiço pro Éric virar tritão.Mi,vc sabia que ja foi visto um tritão no rio Amazonas em Manaus?Mas não é aquela história falsa da sereias de Manaus não,que foi ao ar no fantástico e tudo,não.Esse fato ocorreu em 1971,quando um comandante da marinha brasileira estava numa espedição pelo rio Amazonas,parece que a arma dele caiu no rio e ele deu ordem para que um dos marujos pulasse e pegasse a arma para ele.E foi aí que o rapaz pulou pra dentro do barco assustado e pálido,e claro,sem a arma do comandante.ele afirmou ter visto uma criatura metade homem e metade peixe.Ninguém acreditou no rapaz,ele parece que pediu demissão da marinha e que nunca mais ele mergulharia de novo,pode?Assim que eu achar a história te passo o link.

    Amei seu post como sempre,né,rsrs.Obrigada por ler minha fic,que bom que gostou,assim que publicar outro cap te aviso.
    Mirella,eu posso usar uma dessas fotos pra minha fic,posso? Bjs =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que legal!!! Não sabia dessa aparição não, Li! Achei demais!! E claro que pode usar as fotos que vc quiser nas suas fics, minha linda. A vontade!!

      Excluir
    2. Qual o nome da fanfic? Fiquei interessada hehe

      Excluir
  5. ah, vocês já viram isso? :http://4.bp.blogspot.com/-bR2iq4KlrAc/ULCqs22smdI/AAAAAAAASEA/N_qYsSE3dzg/s1600/Karoo+San+rock+art+mermaids+2.jpg

    Figuras pintadas nas cavernas dos EUA onde os homens pré historicos tinham desenhado figuras iguais a figuras de sereias!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! A penúltima imagem é linda! E eu concordo plenamente: A Ariel é uma super boba! Eu preferia mil vezes que o Eric virasse merman T-T
    Tipo assim: Olha que família mais perfeita!!! http://1.bp.blogspot.com/-Kpu0Abwjqe0/TyS1cAygHGI/AAAAAAAADhk/eWsZn-I6vXs/s1600/Ariel-and-Eric-disney-couples-500-500.jpg
    Se eu fosse a Ariel, pegava o tridente do papai e ZAP! no Eric = Merman! hehehehe
    E os mermans de Dyesebel ficaram legais né? Adorei como eles fizeram adornos mais masculinos pra eles! ^^
    Aqui no Pará tem até dança do boto seduzido mulheres! hehe

    ResponderExcluir
  7. Mi, que perfeição é essa em forma de post?? rsrsrs. Eu AMEI!! Já li mais de uma vez e mandei para o meu email..hehehe. Lindo mesmo! E adorei as histórias :))))) Quem me dera ver um tritão ou uma sereia..aiai..sonho meuuu! rsrsrs. Aliás sonho nosso! haha. Nossa, o Eric de tritão ficou mais lindo ainda..hehehehe. Tá aí, a Disney bem q poderia lançar isso..rsrs. Em relação ao termos, é verdade, aqui ele são bem definidos mesmo..rs. Talvez algumas pessoas façam confusão por conta do italiano, sirena=sereia.
    Bjs mil!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. n tem como vc ser uma sereia pq esses bichos simplesmente n existem '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiramente não são bichos, e sim, ela é uma sereia, a alma dela é... você não entenderia

      Excluir
    2. cara as sereias e os tritões são seres perfeitos e eu concordo a sereia está na nossa alma e no nosso coração

      Excluir
  9. Fica a dica do clipe da música Cherish, da Madonna, pra mostrar bem os triotões!

    ResponderExcluir
  10. como eu posso virar um tritao????


    ResponderExcluir
  11. Eu adoro seus comentários sobre sereias e tritões mas a Ariel não é nada tonta

    ResponderExcluir
  12. moro em uma região de grande influência mitológica... como citado em um dos comentários ... sou da Amazônia... de fato acredita-se que o boto e tal, vcs já sabem.... mas eu particularmente sou do tipo mega supersticioso. acredito na existencia de seres inimaginaveis ... talvez seja exagero da minha parte.
    mas imagino q vcs tbm já percebaram q existem bem mais do q imaginamos entre o céu e a terra.

    ResponderExcluir
  13. Miii! Eu amooo vc! Espero ter a oportunidade de te conhecer um dia! Eu tenho uma sereia dentro de mim, mas nn consigo me assumir como sereia pq tenho mt medo do q os outros vão pensar! Como agir como uma sereia? Ah!!! Nn estou conseguindo acessar seu site onde vende caudas... poderia me informar o preço por aqui????? O site está dando q nn existe! :C

    ResponderExcluir
  14. bem legal mas as sereis não tem quase nada de diferentes do tritões, elas finge estar se afogando para um homem ir salvar el e ai ela rina cara dele e diz: hahaha vocês homens sã tal igenuos basta ver uma dousela se afogando e vem salvar ela mas hoje é seu utimo suspiro.
    e ai ela afoga o pobrisinho eu sei porque meu primo e um tritão e minha prima é uma sereia e ela quase me devorou sorte que minha tia disse que não era para ela não me devorar e meu til é um tritão e não é feio e eu não estou falando por falar.

    ResponderExcluir
  15. Nossa Galaxia tem infinitos mundos, nosso mundo possui riquezas que particularmente são tantas, nunca vi uma sereia mt menos um tritão(o que é uma pena) mas seria mt egoismo u universo tao imenso ter so nosso povo...nossa fauna e flora, desde pequeno pensava ser um tritao ate mesmo antes de saber o q era um tritão e sua historia q creio nao ser mitologica, mas verdadeira. o post esta lino... parabens..

    ResponderExcluir
  16. Se você é uma "sereia" como colocou este artigo na internet?
    Digamos que você seja uma "sereia" como você vai pra terra? você usa pernas?
    Os tritões são mesmo perigosos pra vocês sereias?
    A lua cheia não te afeta?
    Como você nasceu?
    Você ainda tem o seu grupo?
    Já se apaixonou por um Humano?
    Tenho tantas perguntas ainda....Quero saber te tudo
    Não li o artigo que pois só vi o seu perfil que diz que você e uma sereia.
    A onde que fica o seu grupo?
    Só acredito em sereia quando eu mesma ver uma sereia na minha frente

    ResponderExcluir
  17. Oi Mirella antes de tudo vou te elogiar pelos livros. Não li as historias. Mais so pela sinopse fiquei ja encantado e me interessei em ler e claro que lerei ate o fim desde ano, 'Promessa pra mim é divida'. E dizer que vc é muito linda, muito bela, generosa e inteligente igual as nereidas dos belos contos mundo afora. Eu me interesso muito por esse tipo de historias. Muitas vezes misteriosas e sobrenaturais. Amo também esse mundo das sereias e tritões e gostei muito desse poster. Eu ja era encantado por esse mundo subaquatico sobre lendas e misterios. Mais não tinha achado um ponto forte e um blog tão bem explicativo quanto o seu e ainda mais com uma bela sereia quanto você. Pretendo um dia quem sabe ser um tritão. Defensor de todos os animais marítimos. Ser adepto a essa bela filosofia do Sereismo. Muito obrigado Ninfa dos mares!

    ResponderExcluir
  18. Oi Mirella antes de tudo vou te elogiar pelos livros. Não li as historias. Mais so pela sinopse fiquei ja encantado e me interessei em ler e claro que lerei ate o fim desde ano, 'Promessa pra mim é divida'. E dizer que vc é muito linda, muito bela, generosa e inteligente igual as nereidas dos belos contos mundo afora. Eu me interesso muito por esse tipo de historias. Muitas vezes misteriosas e sobrenaturais. Amo também esse mundo das sereias e tritões e gostei muito desse poster. Eu ja era encantado por esse mundo subaquatico sobre lendas e misterios. Mais não tinha achado um ponto forte e um blog tão bem explicativo quanto o seu e ainda mais com uma bela sereia quanto você. Pretendo um dia quem sabe ser um tritão. Defensor de todos os animais marítimos. Ser adepto a essa bela filosofia do Sereismo. Muito obrigado Ninfa dos mares!

    ResponderExcluir
  19. Muito bom o post e interessantes informações sobre os tritões. Gostaria de compartilhar com você peças de música clássica que "sugerem" os elementais das águas de que gosto muito:

    1 - Maurice Ravel compôs para piano as peças "Ondine", "Une barque sur l'ocean" e "Jeux d'Eau";

    2 - Claude Debussy compôs para orquestra a suíte sinfônica em três partes chamada "La Mer" e compôs a impressionante "Sirenes" (essa me deixa num estado psíquico muito esquisito... Rs) na qual ele usa um coro feminino para "sugerir" as sereias cantando nas rochas e perto do fim elas cantam tão baixinho que a sensação que se tem é que elas estão cantando no seu ouvido. É um efeito assustador, impressionante e misterioso.

    Espero que goste das dicas. Ouças as peças e depois me diga o que achou.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. Oi eu sou o Victor, quando eu fico em agua sem cloro tipo, mar, lagos e etc...
    Começo a coçar fica aparecendo umas coisas estranhas na parte que encostou na água,isso é estranho????

    ResponderExcluir
  21. mirella ferraz vc e mesmo uma sereia ou e so uma farsa eu acho que não uma pessoa que poderia ser uma sereia não contaria para a internet sabendo que milhares de pessoas ia ver em responde ai

    ResponderExcluir
  22. victor concordo per uma parte com você mais também eu não sinto a água batendo no meu corpo uma água viva toco em mim e eu peguei ela ela não deu choqui estranho

    ResponderExcluir
  23. Oi Boa Tarde, eu sonhei ver o mar brilhante, Lua e estrelas são lindos!! Um tritao e uma sereia são cor cabelos vinhos brilhante estrelinhas e cardumes d vinhos são perfeitos e lindos! Eles são meigos, educados,sorriam e calmos amor!!!

    ResponderExcluir
  24. quais foram os personagens???

    ResponderExcluir
  25. Me chamo Pamela, e meu maior sonho é escrever uma historia sobre esse seres magníficos. Se eu acredito? Mas é claro que sim! Eu até comecei e esta indo bem. Apesar de ter um pouco de dificuldade com os nomes.. rs Mas parabéns a matéria esta linda!

    ResponderExcluir
  26. Amei, isso me ajudou muito a fazer uma história que estou criando de tritões e sereias

    ResponderExcluir
  27. Isso aqui é um antro de malucos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  28. Eu sempre quoz fazer parte de um grupo de sereias e tritoes, mas aqui em vitoria ES não sei se tem, nado sozinho kkk e isso me deixa com tedio queria conhecer alguns de vocês para criarmos um grupo de sereias e tritoes pra sair pra nadar especificamente kkkkk

    ResponderExcluir
  29. Me desculpe no começo escrevi errado e eu sempre quiz

    ResponderExcluir