quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A incrível presença das Sereias nas igrejas

Olá Pessoal!

Há tempos que eu queria trazer esse assunto para vocês, pois acho muito interessante.

É sobre a representação de sereias em muitas igrejas pelo mundo afora.

O que estariam fazendo elas lá? As sereias não são tidas como seres míticos? Então, porque elas foram pintadas e esculpidas nas igrejas? Até mesmo aqui no Brasil! Vocês sabiam da existência até de uma sereia santa??

Pois vamos saber direito dessa história!

Pra começar vamos falar da Sereia presente numa igreja celta britânica, do século 12. Aqui há uma cadeira de cerca de 600 anos, onde foi esculpida uma Sereia. Diz a lenda local que Mathew Trewella, um homem jovem, bonito e com uma belíssima voz, certo dia estava cantando um hino na igreja. Sua voz ecoou tão lindamente, que chegou aos ouvidos de uma sereia que morava ali perto, e ela se encantou na mesma hora. A sereia, então, relata-se, entrou na igreja (ela deve ter ganhado pernas fora da água né...rs) e atraiu Mathew até uma enseada próxima. O rapaz a seguiu sem hesitar e desapareceu com a sereia sob as ondas, para nunca mais ser visto novamente.




As próximas Sereias que irei mostrar são de uma igreja em Norfolk, na Grã Bretanha (esses ingleses, ADORAM uma sereia! hahaha:




 Essa é de uma igreja (St. Botolph's) da Normandia - França:




Mais uma Sereia presente em uma igreja da França (St-Pierre de Chauvigny). Essa data do século 12:




E as últimas da França, que estão presentes na Igreja de Saint Fort Sur Gironde e outro na Igreja de St Mandé.





A próxima Sereia está numa igreja (St. Brendan), no oeste da Irlanda:


Este site aqui mostra mais inúmeras igrejas da Europa com representações das sereias. Confiram as fotos, são muuuitas. Link aqui! 

E agora, por fim, vamos às nossas Sereias Brasileiras!
Elas estão presentes na Igreja de São Francisco em João Pessoa

  
Segundo esse site aqui, elas estão lá desde 1779 e não são de ordem erótica, mas símbolos funerários. Segundo o autor, elas também parecem estar relacionadas aos desejos, a sedução, aos prazeres, à “perdição” que este caminho leva. "Arriscaria dizer que pode haver um sincretismo entre arte, regionalismo e religião. Sabe Deus o que as diabinhas do mar estão fazendo lá!", disse ele.

Ele diz ainda que se lembra de outras Sereias na entrada da Igreja de São Pedro, em Recife, Pernambuco.


 E aí pessoal, não é demais?? No próximo post falarei sobre a Sereia que virou santa! É, vcs não acreditam? Pois esperem o próximo post! hehehe

Um grande beijo à todos e ótimos mergulhos!

2 comentários:

  1. Puxa,Mirella! Isso é muito interessante e bem curioso,pois os religiosos costumam dizer que as sereias,assim como os outros seres místicos,são criaturas do demônio e trazem maldições,perigo,ou algo assim.Mais uma prova que elas existem? Curiosa,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lisa! Vc viu que interessante?? São inúmeras representações pelas igrejas da Europa inteira! E até aqui no Brasil também!
      E vc viu que, mesmo as Sereias sendo tida como paganismo e até, muitas vezes, sendo vistas como más, etc, mesmo assim até a igreja se rende à elas... hehehehe.

      Para mim, é sim mais uma prova da existência delas! :D

      No outro post eu falarei sobre a santa sereia também.

      Um super beijo!

      Excluir